Será que toda a ansiedade é ruim e deve ser eliminada? Primeiro, precisamos entender que a ansiedade é uma resposta normal e natural do nosso organismo a situações percebidas como ameaçadoras ou estressantes ou a eventos e situações que são muito importantes para a gente. Por exemplo, antes de uma prova muito importante, de um primeiro encontro ou de uma entrevista de emprego, é perfeitamente normal que a gente se sinta ansioso. Ou seja, a ansiedade é uma manifestação fisiológica inerente ao ser humano e até necessária para a sua sobrevivência, tendo também um valor positivo e adaptativo, pois desempenha um papel motivador na nossa vida, nos impulsionando e nos colocando em movimento.
Quando então a ansiedade se torna patológica? Quando a ansiedade é intensa, duradoura e começa a interferir nas atividades cotidianas, causando prejuízos sociais, profissionais e afetivos e gerando grande sofrimento para a pessoa e para aqueles que convivem com ela, ela pode ser considerada um Transtorno de Ansiedade.
Um transtorno de ansiedade é um conjunto de condições psiquiátricas que envolvem sentimentos excessivos e desproporcionais de ansiedade, medo, preocupação e estresse, que podem afetar a vida diária de uma pessoa. Esses transtornos podem se manifestar de várias maneiras, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, fobia social, transtorno de estresse pós-traumático e outros.
Os sintomas dos transtornos de ansiedade podem incluir tensão muscular, insônia, irritabilidade, sudorese, taquicardia, respiração rápida, entre outros. Esses sintomas podem interferir na capacidade de uma pessoa para realizar tarefas cotidianas, socializar e manter relacionamentos saudáveis.
Os transtornos de ansiedade são geralmente tratados com psicoterapia e/ou medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos. O tratamento é essencial para controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o Transtorno de Ansiedade.
Agora que você já sabe a diferença entre a ansiedade normal e o transtorno de ansiedade, não deixe, se necessário, de buscar ajuda. O transtorno de ansiedade tem tratamento e você pode ter mais qualidade de vida 🙂