Blog

Algumas dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde mental

Algumas ações cotidianas podem ter grande impacto e provocar grandes mudanças na nossa saúde mental. Trago aqui algumas dicas pra você cuidar mais de você e da sua saúde mental.

1. Permita-se sentir: Quando sentimos algo ruim ou negativo, temos a tendência a ignorar ou tentar excluir esses sentimentos. Vivemos em uma sociedade em que sentimentos que são inerentes ao ser humano são patologizados – como a frequente indiferenciação entre tristeza e depressão – e medicalizados, difundindo a concepção de que não é normal ter sentimentos e emoções negativas ou ruins. É preciso então, em primeiro lugar, admitir e se permitir viver esses sentimentos, e não ignorá-los, pois ignorar ou tentar fugir apenas piora a nossa saúde emocional. Reconheça e nomeie o que você está sentindo e tente identificar alguma possível causa para estes sentimentos.

2. Cuide do seu corpo: Corpo e mente estão intimamente interligados, e quando cuidamos de um, isso reflete de maneira muito positiva no outro. Pratique alguma atividade física, cuide da sua alimentação e não esqueça da importância de ter um sono de qualidade.

3. Organize sua rotina: Estabeleça uma rotina, com metas e atividades a serem cumpridas no dia, mas tome cuidado para não cair no excesso de cobrança por uma produtividade além das suas possibilidades. É preciso entender que não é possível dar conta de tudo, e que apesar da importância de se organizar e estabelecer horários para cada coisa, algo sempre vai ficar, em algum nível, em falta, e tá tudo bem.

4. Cuide da sua saúde financeira: Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 70% dos inadimplentes sofrem de ansiedade e outros distúrbios, por não conseguirem resolver suas dívidas. Saúde financeira não quer dizer enriquecimento, mas conseguir administrar corretamente os recursos financeiros existentes. Cuidar da saúde financeira também é uma prática de autoconhecimento, autocuidado e autocontrole, refletindo profundamente na construção da nossa autoestima.

5. Limite e regule seu uso das redes sociais: Um estudo feito pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health (RSPH) indicou que o compartilhamento de fotos pelo Instagram impacta negativamente no sono, na autoimagem e aumenta o medo de jovens de ficar fora dos acontecimentos. Se nossa presença digital pode ser usada para fins de entretenimento e acesso à informações, é preciso equilibrar essa presença entre o mundo online e off-line, assim como sermos criteriosos com o conteúdo que estamos consumindo, analisando como este conteúdo nos faz sentir com nós mesmos.

6. Permita-se descansar e se divertir: É essencial ter momentos de lazer, fazer atividades que nos alegram e que aliviam a tensão. Nem todas as nossas atividades precisam estar relacionadas a maximizar a produtividade e o desempenho. Descansar e fazer atividades pelo simples prazer que elas trazem, não é, como muitos tem discursado nestes tempos, perder tempo, mas pelo contrário, é ganhar vida.

7. Relaxe!: Exercícios de relaxamento como técnicas de respiração e meditação são excelentes instrumentos para auxiliar no controle da ansiedade e estresse.

8. Reforce os laços que te fazem bem: Reflita sobre suas amizades e relações familiares, você não tem que manter laços com quem não te faz bem por convenção social.

Caso seja necessário, não hesite em procurar ajuda profissional.

E por ai, como está a sua saúde mental? Como você tem cuidado dela?

© NATHIÉLE OLIVEIRA 2021 – WEBDESIGN POR LUIZA BOLA DESIGN