A terapia é um instrumento fundamental para cuidar da saúde mental e emocional. Embora muitos ainda acreditem que buscar ajuda psicológica seja um sinal de fraqueza ou loucura, a verdade é que fazer terapia é um ato de coragem e de compromisso consigo mesmo.
Além do aspecto mais conhecido, que é o tratamento de transtornos mentais, a terapia também apresenta diversos outros benefícios. Vou compartilhar com vocês alguns dos principais benefícios que ela pode oferecer:
1. Diminuição e maior controle dos sintomas relacionados aos transtornos mentais: A terapia pode ajudar a aliviar os sintomas de transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse, melhorando a qualidade de vida do paciente.
2. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: A terapia pode nos ajudar a nos conhecer e a nos compreender melhor, identificando padrões de pensamento e comportamento que podem estar prejudicando nossa vida e nosso bem-estar emocional e oferecendo estratégias e possíveis soluções para mudar esses aspectos disfuncionais.
3. Melhora da autoestima: ao trabalhar o autoconhecimento, a terapia também influencia na autoestima, pois o paciente passa a ter mais clareza de si mesmo, reconhecendo e aceitando tanto suas qualidades quanto suas falhas e limitações.
4. Aceitação: A terapia pode nos ajudar a aceitar o que não pode ser mudado, ajudando a suportar as frustrações e os desencontros, e a tomar medidas para mudar o que é possível, abrindo a possibilidade de uma relação mais plausível e coerente com nós mesmos e com o outro.
5. Autonomia: Nos ajuda a entender a origem e a causa dos nossos sintomas, nos tornando mais conscientes e autônomos em relação aos mesmos.
6. Formulação de metas e objetivos de vida: às vezes nos encontramos insatisfeitos e perdidos em relação a nossa própria vida, porém sem conseguir traçar um novo caminho para nós mesmos. A terapia pode nos auxiliar a ter uma melhor clareza sobre a vida que queremos para nós mesmos, auxiliando a traçar metas e caminhos possíveis dentro das particulares de cada um.
7. Tomada de decisões: a terapia nos auxilia a tomar decisões e a fazer escolhas que não vão nos prejudicar em detrimento dos outros.
8. Resolução de conflitos: O psicólogo pode ajudar a resolver conflitos pessoais, familiares e profissionais, melhorando os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida do paciente.
9. Desenvolvimento de habilidades de comunicação: A terapia ajuda o paciente a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, o que pode melhorar sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.
10. Suporte e acolhimento: a terapia diz de um lugar de acolhimento e suporte nas nossas maiores dores, um lugar em que podemos falar com segurança e liberdade daquilo que nos angustia e nos fere e assim poder dar um novo significado a esses eventos.
Agora que você já sabe que psicoterapia não é só para situações muito graves e limites, ou para quando apresentamos algum transtorno mental, e muito menos é “coisa de louco”, você pode procurar um psicólogo sempre que quiser ou precisar, em qualquer momento de sua vida.